Unid. Saúde: (11) 5587-5757 | (11) 5584-0166 | (11) 2639-8064 | (11) 4112-4969    Unid. Ipiranga (11) 4561-6139   

Diferença entre Água Filtrada e Água Mineral

ÁGUA FILTRADA

O QUE É ÁGUA FILTRADA OU “PURIFICADA”? 
É a água de rede pública (ou de torneira, como se diz) que passa por um dispositivo filtrante para melhorar sua qualidade. Normalmente, é uma água procedente de rios, represas ou lagos, via de regra poluídos, que passou por tratamento com produtos químicos até tornar-se adequadamente potável e sem riscos à saúde. Contudo, encanamentos enferrujados e caixas d’água sem higiene podem comprometer a qualidade da água antes de ela chegar à torneira ou ao filtro da sua casa.

O FILTRO PURIFICA A ÁGUA DE TORNEIRA?
Não se pode falar em purificação de água. O termo “purificador” não é reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, nem pelo InMetro. Conforme define a NBR 14.908/04, “filtro é um dispositivo para melhoria da qualidade da água já tratada”. Apenas isso.


O FILTRO OU “PURIFICADOR” ELIMINA BACTÉRIAS?
Empresas responsáveis fornecem a água de rede pública isenta de bactérias patogênicas. Portanto, o filtro não acrescenta qualquer benefício nesse sentido.

ÁGUA MINERAL NATURAL

O QUE É ÁGUA MINERAL NATURAL?
É a água produzida e enriquecida de sais minerais pela própria natureza. É captada do subsolo através de fontes hidrominerais localizadas em áreas protegidas da poluição ambiental, para preservação da composição mineral da água. Somente fontes legalmente autorizadas podem explorá-las.

QUAL É A ORIGEM DOS SAIS MINERAIS? 
Depois que a água da chuva cai e penetra no subsolo, durante dezenas de anos ela percorre diversas variedades de rocha existentes na natureza, das quais vai absorvendo sais minerais e outros elementos nutrientes.

Á ÁGUA MINERAL É TRATADA? 
Não. Por lei, a água mineral natural não pode sofrer qualquer tipo de tratamento. Ela deve ser captada e envasada na própria fonte e chegar ao consumidor tal como foi concebida pela natureza.


TODA ÁGUA MINERAL TEM MESMO SAIS MINERAIS?
Uma água só pode ser classificada como mineral natural se tiver um conteúdo permanente de sais minerais e em quantidades mínimas estabelecidas por lei. Esta classificação é feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, após rigorosas análises da água. Verifique sempre se no rótulo da marca que você compra tem o nº de lavra do DNPM e também o número de registro no Ministério da Saúde (MS).

POR QUE A ÁGUA MINERAL NATURAL É MELHOR?
Porque os sais e outros elementos presentes nas águas minerais oferecem efetiva contribuição à saúde do organismo. Por exemplo, o Flúor atua na prevenção de cáries, o Magnésio aumenta o vigor físico e previne a hipertensão, o Zinco ajuda no processo curativo, o Bicarbonato controla a acidez do estômago, o Cálcio previne a osteoporose e assim por diante. É importante que o consumidor habitue-se a ler essas informações no rótulo para escolher o tipo de água mais conveniente à sua saúde.

Fonte: ABINAM